Milano Design Week: convite a reflexões
Realizada em conjunto com o Salone del Mobile, a Milano Design Week retoma seu calendário oficial no mês de abril e volta com força total.

São mais de 1.200 iniciativas, entre exposições, mostras, eventos e instalações, distribuídas entre 20 bairros de Milão, no complexo feirístico em Rho, e nos arredores. Além das áreas historicamente protagonistas da MDW - Brera, Durini, Isola, Statale, Tortona e 5vie -, este ano o design vai animar outros bairros da cidade, criando novos "itinerários", como o distrito Porta Veneza. A ocasião também é uma oportunidade para se descobrir espaços diferenciados ou em desuso, como o antigo matadouro de Porta Vittoria que abriga a quinta edição da Alcova, e edifícios valiosos, como os palácios Litta, Bocconi, Serbelloni entre outros. E para completar o leque de atrações, o evento oferece uma série de imersões e experiências, onde o visitante confere lançamentos de novos produtos e de tecnologias avançadas, mas também é convidado a reflexões.

Tão aguardado pelo mercado de decoração e arquitetura, o 61º Salone del Mobile.Milano acontece até 23 de abril e reúne 1.962 expositores do setor moveleiro, de complemento e design. Este ano ganhou novo plano urbanístico, com as mostras distribuídas em apenas um nível, facilitando o fluxo e a experiência dos visitantes.
Foto Salone del Mobile Milano/Alessandro Russotti
Manifesto do Salão do Móvel Milão, baseado no abecedário do design.
Foto Cortesia Salone del Mobile Milano
Brera Design District é uma das áreas mais concorridas da semana do design, reunindo 240 manifestações.
Foto Studio Labo/Chiara Venegoni
O antigo matadouro de Porta Vittoria abriga a quinta edição da plataforma Alcova, um dos circuitos mais badalados do evento, que hospeda 70 projetos.
Foto Alcova/Federico Floriani
O Palazzo Serbelloni (séc. 17 e 18) faz parte do roteiro de construções históricas que merecem ser visitadas. Um dos primeiros palácios patrícios construídos no Corso Venezia. Em estilo neoclássico, última versão arquitetônica da fachada. Na MDW, o pátio central está ocupado pelo Pavilhão da Louis Vuitton, criado pelo francês Marc Fornes/Theverymany para abrigar a exposição dos lançamentos da linha Objets Nomades.
Foto Cortesia Salone del Mobile Milano
Entre as instalações espalhadas pela cidade, "Everything" é uma experiência imersiva do estúdio turco Nohlab, com 12:30 minutos que, por meio do olhar de um narrador, questiona a existência humana e sugere novas interações. No MEET Digital Culture Center.
Foto Cortesia Salone del Mobile Milano